Engenharia de Produção e Sistemas

Tópicos Especiais

Vendas Técnicas (TEEP-41)

Ementa:

Aplicação dos conceitos de Marketing na montagem de uma estrutura comercial. Vendas de produtos técnicos. Venda de produtos de uma cadeia produtiva.

Programa da Disciplina:

1. Marketing – Conceitos e definições 
1.1. O significado de marketing; 
1.2. O que é marketing; 
1.3. A filosofia de marketing; 
1.4. O papel do marketing nas instituições; 
1.5. Os principais conceitos utilizados no marketing; 
1.6. Valor para o cliente; 
1.7. Tipos de mercados 
 
2. Pesquisa de mercado para identificar as diferentes estruturas comerciais. 
 
3. Montagem de uma estrutura de Vendas; 
 
4. Aplicação do composto de marketing 
4.1. Produto; 
4.2. Preço; 
4.3. Comunicação; 
4.4. Distribuição. 
4.5. Desenvolvimento do mix de marketing 
4.5.1. Planejamento de produtos; 
4.5.2. Desenvolvimento de novos produtos; 
4.5.3. Preços de produtos; 
4.5.4. Estratégias de preços; 
4.5.5. Canais de distribuição e distribuição física; 
4.5.6. Estratégia de comunicação e promoção. 
 

Bibliografia:

ARMSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de marketing. Editora Pearson Brasil, 2003.

JONES, S. K.; JONES, A. J. Estratégia Criativa em Marketing Direito. Editora Makron Books.

KOTLER, P. Marketing de A a Z – 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber. Editora Campus.

_________ Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Editora Atlas, 1998.

LIMA, M. Gestão de Marketing. Editora FGV.

TELLES, R. B2b Marketing Empresarial. Editora Saraiva.

ARMSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de marketing. Editora Pearson Brasil, 2003;

McCARTY, G. – Basic Marketing, 1960.


Voltar : Capa Ensino Engenharia de Produção e Sistemas Disciplinas Tópicos Especiais
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800