Engenharia de Produção e Sistemas

Curso de Graduação Bacharelado em Engenharia de Produção e Sistemas

O curso visa a formação de um profissional de engenharia:

  • habilitação na aplicação de técnicos de engenharia de produção, especialmente nas áreas de operação técnica e gestão de unidade de produção de bens e serviços, para responder às demandas sociais e econômicas da economia baseada mais nos ativos intangíveis.
  • capaz de entender as preocupações técnicas da engenharia e as preocupações financeiras e organizacionais dos administradores.

Duração: 5 anos
Número de vagas: 40
Turno: Noturno

Objetivos

O Curso de Graduação Bacharelado em Engenharia de produção e Sistemas, do Centro de Ciências Tecnológicas - CCT da UDESC - Joinville, tem como objetivo geral formar profissionais aptos a atuarem na área da gestão de empresas, de órgãos públicos e instituições públicas e privadas. Pretende ainda, a formação de um profissional empreendedor, comprometido com a realidade da transformação da economia, consciente das mudanças estruturais induzidas pela globalização, sem, contudo, negligenciar uma forte formação de base científica e tecnológica, aliada a uma formação humanística fundamental, assegurando a perfeita integração deste profissional dentro do sistema "Ambiente-Tecnologia-Organização". Potencializa a integração e disseminação de conhecimentos básicos referentes ao projeto, instalação e melhoria de sistemas integrados de homens, tecnologias, materiais, informação e energia no ambiente de trabalho, proporcionando ao acadêmico, uma sólida formação que o capacite a:

  • discutir, analisar e propor técnicas de planejamento e controle da produção;
  • estudar e desenvolver estratégias de produção, projeto de fábrica, arranjo físico, programação da produção e gerência dos sistemas produtivos;
  • desenvolver e aplicar sistemas de avaliação e acompanhamento dos custos da produção; e
  • implementar e executar programas voltados para a melhoria contínua da qualidade e produtividade.

Perfil Profissional do Aluno

O perfil do profissional formado é o de um empreendedor, com alta capacidade de trabalho em equipes, dotado de iniciativa na proposta e implementação da solução de problemas em unidades produtivas, e de espírito de cooperação e articulação.

Engenheiro com formação polivalente, multicultural e combinatória, amplamente capacitado para abordar às mais variadas situações em organizações de pequeno, médio e grande porte, baseadas em tecnologias avançadas ou convencionais.

Engenheiro com sólida formação científica e profissional associada a uma visão ética e humanística, capacitado para identificar, formular e solucionar problemas referentes às atividades de:

  • projeto, operação, controle e gerenciamento dos sistemas produtivos de bens e/ou serviços;
  • estudo, cálculo e aplicação de recursos financeiros no processo industrial;
  • planejamento, programação e controle da produção supervisionando as operações de materiais e equipamentos e aperfeiçoando métodos de fabricação;
  • projeto de novos produtos, instalações e equipamentos industriais;
  • gerência das relações humanas no trabalho.

PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO:

Resoluções

  1. Resolução 054/2007 - CONSUNI
  2. Resolução 010/2008 - CONSEPE
  3. Resolução 012/2008 - CONSUNI
  4. Resolução 057/2008 - CONSUNI
  5. Resolução 032/2008 - CONSEPE
  6. Resolução 004/2010 - CONSEPE
  7. Resolução 012/2011 - CONSEPE
  8. Resolução 027/2011 - CONSEPE

Resolução Acadêmica 026/2012 – CONSEPE

Coordenação

Lírio Nesi Filho


Voltar : Capa Ensino

Universidade Gratuita de Qualidade
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, s/numero - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP 89219-710 - Fone (47) 4009-7900 - Fax (47) 4009-7940