Engenharia de Produção e Sistemas |
|
Tópicos Especiais Pesquisa de Mercado (TEEP-34)
Ementa:
Mercado. Estruturas de Mercado. Estrutura e Objetivos da Pesquisa de Mercado. Coleta de Dados. Métodos de Pesquisa. Definição da Amostra. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Aplicação da Pesquisa. Análise e Interpretação dos Dados. Apresentação dos Resultados da pesquisa. Tomada de Decisão.
Programa da Disciplina:
1. O Mercado e suas Estruturas |
1.1. Definição de mercado |
1.2. Estruturas de mercado |
|
2. Introdução à Pesquisa de Mercado |
2.1. Definição de pesquisa de mercado |
2.2. Estrutura da pesquisa de mercado |
2.3. Objetivos da pesquisa de mercado |
|
3. Coleta de Dados |
3.1. Fontes de dados em pesquisa de mercado |
3.2. Tipos de dados: primários e secundários |
|
4. Métodos de Pesquisa |
4.1. Pesquisa quantitativa |
4.2. Pesquisa qualitativa |
|
5. Definição da amostra |
5.1. Cálculo da amostra |
|
6. Elaboração dos Instrumentos de Pesquisa |
6.1. Questionário |
6.2. Entrevista |
|
7. Aplicação da Pesquisa |
7.1. Planejamento, forma de abordagem e material a ser utilizado na aplicação da pesquisa. |
|
8. Análise e Interpretação dos Dados |
8.1. Métodos para análise dos dados da pesquisa |
8.2. Interpretação dos dados |
|
9. Apresentação dos Resultados da Pesquisa |
9.1. Redação do relatório final |
9.2. Apresentação gráfica dos resultados |
9.3. Recomendações. |
|
10. Tomada de Decisão |
10.1. Decisões tomadas a partir da análise do relatório final |
|
Bibliografia:
AAKER, David A; KUMAR V.; DAY, George S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996. v. 1.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. v. 2
MCDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004.
PINHEIRO, Roberto Meireles; CASTRO, Guilherme Caldas de; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
|