Engenharia de Produção e Sistemas

Tópicos Especiais

Pesquisa de Mercado (TEEP-34)

Ementa:

Mercado. Estruturas de Mercado. Estrutura e Objetivos da Pesquisa de Mercado. Coleta de Dados. Métodos de Pesquisa. Definição da Amostra. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Aplicação da Pesquisa. Análise e Interpretação dos Dados. Apresentação dos Resultados da pesquisa. Tomada de Decisão.

Programa da Disciplina:

1. O Mercado e suas Estruturas 
1.1. Definição de mercado 
1.2. Estruturas de mercado 
 
2. Introdução à Pesquisa de Mercado 
2.1. Definição de pesquisa de mercado 
2.2. Estrutura da pesquisa de mercado 
2.3. Objetivos da pesquisa de mercado 
 
3. Coleta de Dados 
3.1. Fontes de dados em pesquisa de mercado 
3.2. Tipos de dados: primários e secundários 
 
4. Métodos de Pesquisa 
4.1. Pesquisa quantitativa 
4.2. Pesquisa qualitativa 
 
5. Definição da amostra 
5.1. Cálculo da amostra 
 
6. Elaboração dos Instrumentos de Pesquisa 
6.1. Questionário 
6.2. Entrevista 
 
7. Aplicação da Pesquisa 
7.1. Planejamento, forma de abordagem e material a ser utilizado na aplicação da pesquisa. 
 
8. Análise e Interpretação dos Dados 
8.1. Métodos para análise dos dados da pesquisa 
8.2. Interpretação dos dados 
 
9. Apresentação dos Resultados da Pesquisa 
9.1. Redação do relatório final 
9.2. Apresentação gráfica dos resultados 
9.3. Recomendações. 
 
10. Tomada de Decisão 
10.1. Decisões tomadas a partir da análise do relatório final 
 

Bibliografia:

AAKER, David A; KUMAR V.; DAY, George S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996. v. 1.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing: execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. v. 2

MCDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004.

PINHEIRO, Roberto Meireles; CASTRO, Guilherme Caldas de; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


Voltar : Capa Ensino Engenharia de Produção e Sistemas Disciplinas Tópicos Especiais
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800