Engenharia de Produção e Sistemas

Tópicos Especiais

Marketing Empresarial (TEEP-29)

Ementa:

Evolução das estratégias de marketing. Sistema de Informação em Marketing. Segmentação estratégica
de mercado. Estratégia de composto mercadológico. Marketing de relacionamento.

Programa da Disciplina:

1. Marketing – Conceitos e Definições: O significado de marketing; O que é marketing; A filosofia de marketing; O papel do marketing nas instituições; Os principais conceitos utilizados no marketing; Valor para o cliente; Tipos de mercados. 
 
2. Ambiente de Marketing: Ambiente demográfico Ambiente econômico; Ambiente natural; Ambiente tecnológico; Ambiente político-legal; Ambiente sociocultural; 
2.1. O Mercado Consumidor: Entendendo o comportamento do consumidor; Fatores que influenciam o comportamento de compra; O processo de decisão de compra; Os estágios do processo de decisão de compra. 
2.2. O Mercado Empresarial: Entendendo o comportamento do comprador organizacional; O processo de compra e de seleção de fornecedores; Mercado institucional e governamental. 
 
3. Segmentação do Mercado: O processo de segmentação do mercado; Os tipos de segmentações; A identificação do público-alvo. 
 
4. O Composto de Marketing: Produto; Preço; Comunicação; Distribuição; 
4.1. Desenvolvimento do Mix de Marketing: planejamento de produtos; Desenvolvimento de novos produtos; Preços de produtos; Estratégias de preços; Canais de distribuição e distribuição física; Sistema de varejo e atacado; Estratégia de comunicação e promoção. 
 
5. O Plano de Marketing: Análise do ambiente de marketing; A análise SWOT; Formulação de metas e estratégias; Formulação de programas de marketing; Implementação e controle. 
 
6. Ética aplicada ao Marketing: elementos éticos na relação com o mercado consumidor; ética em propaganda. 
 

Bibliografia:

ARMSTRONG, G.; KOTLER, P. Princípios de marketing. Editora Pearson Brasil, 2003.

AZEVEDO, S. Guia Valor Econômico de Marketing para Pequenas e Médias Empresas. Editora Globo.

BARILI, D. A Contramão do Marketing. Editora Siciliano.BASTA, D. Fundamentos de Marketing. Editora FGV.

BRANCO, L. V. Mark-Óbvio: o Marketing Fácil para Pequenos e Micro Empresários. Editora Summus.

CHINEM, R. Marketing e Divulgação da Pequena Empresa – Como o pequeno empresário e o microempresário podem chegar à mídia. Editora Senac, São Paulo.

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. Cobra Editora e Mark, 2006.

COBRA, M. H. N. Administração de Marketing. Editora Atlas.

CONTURSI, E. B. Criatividade Business. Editora Sprint.COSTA, N. P. da Marketing para Empreendedores – Um Guia para montar e manter um negócio – Um estudo de Administração Mercadológica. Editora Sebrae.Eventos: oportunidades de novos negócios. Editora Senac Nacional.

HARTLINE, M. D.; FERRELL, O. C. Estratégia de marketing. Editora Thomson. Pioneira, 2005.

HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; SAUNDERS, J. A. Estratégia de marketing e posicionamento. Editora Pearson Brasil, 2005.

JONES, S. K.; JONES, A. J. Estratégia Criativa em Marketing Direito. Editora Makron Books.

KOTLER, P. Marketing de A a Z – 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber. Editora Campus.

Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Editora Atlas, 1998.LIMA, M. Gestão de Marketing. Editora FGV.

LIMEIRA, T. M. V. E. Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. Editora Saraiva.

PINTO, J. B. Comunicação em Marketing. Editora Papirus.ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. Editora Atlas, 1999.

SIQUEIRA, A. C. B. de Marketing empresarial, industrial e de serviços. Editora Saraiva, 2005.

TAVARES, F. Gestão da marca: Estratégia e Marketing. Editora E-papers.

TELLES, R. B2b Marketing Empresarial. Editora Saraiva.


Voltar : Capa Ensino Engenharia de Produção e Sistemas Disciplinas Tópicos Especiais
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800