Engenharia de Produção e Sistemas |
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Tópicos Especiais Marketing Empresarial (TEEP-29)
Ementa:
Evolução das estratégias de marketing. Sistema de Informação em Marketing. Segmentação estratégica
de mercado. Estratégia de composto mercadológico. Marketing de relacionamento.
Programa da Disciplina:
1. Marketing – Conceitos e Definições: O significado de marketing; O que é marketing; A filosofia de marketing; O papel do marketing nas instituições; Os principais conceitos utilizados no marketing; Valor para o cliente; Tipos de mercados. |
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2. Ambiente de Marketing: Ambiente demográfico Ambiente econômico; Ambiente natural; Ambiente tecnológico; Ambiente polÃtico-legal; Ambiente sociocultural; |
2.1. O Mercado Consumidor: Entendendo o comportamento do consumidor; Fatores que influenciam o comportamento de compra; O processo de decisão de compra; Os estágios do processo de decisão de compra. |
2.2. O Mercado Empresarial: Entendendo o comportamento do comprador organizacional; O processo de compra e de seleção de fornecedores; Mercado institucional e governamental. |
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3. Segmentação do Mercado: O processo de segmentação do mercado; Os tipos de segmentações; A identificação do público-alvo. |
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4. O Composto de Marketing: Produto; Preço; Comunicação; Distribuição; |
4.1. Desenvolvimento do Mix de Marketing: planejamento de produtos; Desenvolvimento de novos produtos; Preços de produtos; Estratégias de preços; Canais de distribuição e distribuição fÃsica; Sistema de varejo e atacado; Estratégia de comunicação e promoção. |
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5. O Plano de Marketing: Análise do ambiente de marketing; A análise SWOT; Formulação de metas e estratégias; Formulação de programas de marketing; Implementação e controle. |
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6. Ética aplicada ao Marketing: elementos éticos na relação com o mercado consumidor; ética em propaganda. |
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Bibliografia:
ARMSTRONG, G.; KOTLER, P. PrincÃpios de marketing. Editora Pearson Brasil, 2003.
AZEVEDO, S. Guia Valor Econômico de Marketing para Pequenas e Médias Empresas. Editora Globo.
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BRANCO, L. V. Mark-Óbvio: o Marketing Fácil para Pequenos e Micro Empresários. Editora Summus.
CHINEM, R. Marketing e Divulgação da Pequena Empresa – Como o pequeno empresário e o microempresário podem chegar à mÃdia. Editora Senac, São Paulo.
COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. Cobra Editora e Mark, 2006.
COBRA, M. H. N. Administração de Marketing. Editora Atlas.
CONTURSI, E. B. Criatividade Business. Editora Sprint.COSTA, N. P. da Marketing para Empreendedores – Um Guia para montar e manter um negócio – Um estudo de Administração Mercadológica. Editora Sebrae.Eventos: oportunidades de novos negócios. Editora Senac Nacional.
HARTLINE, M. D.; FERRELL, O. C. Estratégia de marketing. Editora Thomson. Pioneira, 2005.
HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; SAUNDERS, J. A. Estratégia de marketing e posicionamento. Editora Pearson Brasil, 2005.
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KOTLER, P. Marketing de A a Z – 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber. Editora Campus.
Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Editora Atlas, 1998.LIMA, M. Gestão de Marketing. Editora FGV.
LIMEIRA, T. M. V. E. Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. Editora Saraiva.
PINTO, J. B. Comunicação em Marketing. Editora Papirus.ROCHA, A.; CHRISTENSEN, C. Marketing: teoria e prática no Brasil. Editora Atlas, 1999.
SIQUEIRA, A. C. B. de Marketing empresarial, industrial e de serviços. Editora Saraiva, 2005.
TAVARES, F. Gestão da marca: Estratégia e Marketing. Editora E-papers.
TELLES, R. B2b Marketing Empresarial. Editora Saraiva.
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