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Tópicos Especiais Comportamento do Consumidor (TEEP-22)
Ementa:
Introdução ao comportamento do consumidor. Teorias do comportamento do consumidor. Fatores internos e externos que influenciam o comportamento do consumidor. Processo decisório do consumidor. Código de defesa do consumidor. Pesquisa de mercado.
Programa da Disciplina:
1. Introdução ao comportamento do consumidor |
1.1. O que é, e porque estudar o comportamento do consumidor |
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2. Teorias do comportamento do consumidor |
2.1. Teorias racionais sobre o comportamento do consumidor. |
2.2. Teorias da motivação do comportamento do consumidor. |
2.3. Teorias comportamentais sobre o comportamento do consumidor. |
2.4. Teorias sociais sobre o comportamento do consumidor. |
2.5. Teorias de tipologias do consumidor. |
2.6. Teorias existenciais sobre o comportamento do consumidor. |
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3. Fatores internos e externos que influenciam o comportamento do consumidor |
3.1. Fatores internos: processamento da informação, aprendizado, motivação e atitude. |
3.2. Fatores externos: pessoais, sócio-grupais, culturais. |
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4. Processo decisório do consumidor |
4.1. Etapas do processo decisório: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e pós-compra. |
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5. Código de proteção e defesa do consumidor |
5.1. Lei n. 8.978 de 11 de setembro de 1990 |
5.2. Órgãos e instituições de proteção e defesa do consumidor. |
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6. Desenvolvimento de produto e ciclo de vida do produto |
6.1. Tipos e componentes de um produto |
6.2. Ciclo de vida do produto |
6.3. Novos produtos |
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7. Pesquisa de mercado |
7.1. Planejamento da pesquisa |
7.2. Tipos de pesquisa, fontes, coleta e processamento de dados |
7.3. Métodos de análise |
7.4. Comunicação dos resultados. |
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8. Plano de marketing |
8.1. Composto de marketing |
8.2. Estratégias de marketing |
Bibliografia:
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LIMA, Miguel Ferreira; SAPIRO, Arão; VILHENA, João B.; GANGANA, MaurÃcio. Gestão de marketing. 2 ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. (Série Gestão Empresarial).
MCDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004.
MCCARHY, E. Jerome. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.
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