Engenharia de Produção e Sistemas

Tópicos Especiais

Comportamento do Consumidor (TEEP-22)

Ementa:

Introdução ao comportamento do consumidor. Teorias do comportamento do consumidor. Fatores internos e externos que influenciam o comportamento do consumidor. Processo decisório do consumidor. Código de defesa do consumidor. Pesquisa de mercado.

Programa da Disciplina:

1. Introdução ao comportamento do consumidor 
1.1. O que é, e porque estudar o comportamento do consumidor 
 
2. Teorias do comportamento do consumidor 
2.1. Teorias racionais sobre o comportamento do consumidor. 
2.2. Teorias da motivação do comportamento do consumidor. 
2.3. Teorias comportamentais sobre o comportamento do consumidor. 
2.4. Teorias sociais sobre o comportamento do consumidor. 
2.5. Teorias de tipologias do consumidor. 
2.6. Teorias existenciais sobre o comportamento do consumidor. 
 
3. Fatores internos e externos que influenciam o comportamento do consumidor 
3.1. Fatores internos: processamento da informação, aprendizado, motivação e atitude. 
3.2. Fatores externos: pessoais, sócio-grupais, culturais. 
 
4. Processo decisório do consumidor 
4.1. Etapas do processo decisório: reconhecimento da necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e pós-compra. 
 
5. Código de proteção e defesa do consumidor 
5.1. Lei n. 8.978 de 11 de setembro de 1990 
5.2. Órgãos e instituições de proteção e defesa do consumidor. 
 
6. Desenvolvimento de produto e ciclo de vida do produto 
6.1. Tipos e componentes de um produto 
6.2. Ciclo de vida do produto 
6.3. Novos produtos 
 
7. Pesquisa de mercado 
7.1. Planejamento da pesquisa 
7.2. Tipos de pesquisa, fontes, coleta e processamento de dados 
7.3. Métodos de análise 
7.4. Comunicação dos resultados. 
 
8. Plano de marketing 
8.1. Composto de marketing 
8.2. Estratégias de marketing 

Bibliografia:

AAKER, David A; KUMAR V.; DAY, George S. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

BRASIL. Código de proteção e defesa do consumidor. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.(Coleção Saraiva de Legislação).

CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.

CHURCHIL JR, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2003.

GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. Ed. rev. e ampliada. São Paulo: EPU, 1998.

GIGLIO, Ernesto M. O comportamento do consumidor. 2. ed. revista e ampliada. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Princite Hall, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing, conceitos, exercícios e casos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LIMA, Miguel Ferreira; SAPIRO, Arão; VILHENA, João B.; GANGANA, Maurício. Gestão de marketing. 2 ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. (Série Gestão Empresarial).

MCDANIEL, Carl; GATES, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2004.

MCCARHY, E. Jerome. Marketing essencial: uma abordagem gerencial e global. São Paulo: Atlas, 1997.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996. v. 1.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: execução e análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. v. 2

MOWEN, John C.; MINOR, Michael S. Comportamento do consumidor. 1. ed. São Paulo: Printice Hall, 2003.

PYNDIK, Robert S.; RUBINFELD, Daniel L. Microeconomia. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SOLOMOM, Michael R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Porto Alegre: Bookmann, 2002.

SCHIFFMANN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, 2000.

SHETH, Jagdish; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.


Voltar : Capa Ensino Engenharia de Produção e Sistemas Disciplinas Tópicos Especiais
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800