Engenharia de Produção e Sistemas |
|
Tópicos Especiais Empreendedorismo (TEEP-01)
Ementa:
Empreendedorismo: histórico, definições e processos. Identificação das oportunidades: análise de mercado. O plano de negócios - estruturação e elaboração eficiente. O financiamento e o empreendedor. Assessoria no negócio. Aspectos jurÃdicos na constituição da empresa.
Programa da Disciplina:
1. A revolução do empreendedorismo. |
1.1 O empreendedorismo no Brasil. |
1.2 Análise histórica do surgimento do empreendedorismo. |
1.3 Diferenças e similaridade entre o administrador e o empreendedor. |
1.4 Conceituando empreendedorismo. |
1.5 É possÃvel ensinar empreendedorismo. |
1.6 Processo empreendedor. |
|
2. Diferenciando idéias de oportunidades. |
2.1 Fontes de novas idéias. |
2.2 Avaliando uma oportunidade. |
2.3 Oportunidades na internet. |
2.4 Modelos de negócios na web. |
2.5 Tendências |
|
3. Por que planejar? |
3.1 A importância do plano de negócios |
3.2 Afinal, o que é o plano de negócios? |
3.3 Por que você deveria escrever um plano de negócios? |
3.4 A quem se destina o plano de negócios? |
3.5 Estrutura do plano de negócios. |
3.6 O tamanho do plano de negócios e o uso de software para a sua elaboração. |
3.7 O plano de negócio como ferramenta de gerenciamento. |
3.8 Exemplo de aplicação de sucesso do plano de negócios no Brasil. |
3.9 Concursos de plano de negócios. |
3.10 Estruturando um plano de negócios eficiente. |
|
4.Economia pessoal, famÃlia, amigos. |
4.1 Angel investor (investidor "anjo"). |
4.2 Fornecedores, parceiros estratégicos, clientes e funcionários. |
4.3 Capital de risco. |
4.4 Estruturado um plano de negócios eficiente |
|
5.Incubadores de empresas. |
5.1 Incubadores de internet. |
5.2 Sebrae. |
5.3 Assessoria jurÃdica e contábil. |
5.4 Universidades e institutos de pesquisa. |
5.5 Endeavor. |
5.6 Franchising. |
|
6. Criando a empresa. |
6.1 Tributo federal simples. |
6.2 Marcas e patentes. |
Bibliografia:
ALMEIDA, Flávio. Como ser empreendedor de sucesso. Belo Horizonte: Leitura Empresaria, 2001.
DEGEN, R. O empreendedor - fundamentos de iniciativa empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócio. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Druker, P.F. Inovação e espÃrito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.
FILION, L.J.Visão e Relações: Elementos para um metamodelo da atividade empreendedora.International Business Journal, 1991 - Tradução de Costa, S.R.
HALLORAN, J. W. Por que os empreendedores falham. São Paulo: Makron Books, 1994.
KELLEY, Ton. A arte da inovação. São Paulo: Futura, 2001.
MORI, Flávio (org). Administrativo pequenos negócios. Florianópolis: ENE, 1998.
RICH and GUMPERT. Business Plan That Win. Harper and Row, 1985.
SALOMAR, S. A. A grande importância da pequena empresa. Editora Nórdica, Rio de Janeiro, 1989
|