Engenharia de Produção e Sistemas

Gerência de Qualidade (GQL)
Fase: 3ª, CHT = 45, CHTT = 45

Ementa:

Qualidade: conceitos básicos. Qualidade de projeto e de conformação. Controle total da qualidade. Sistemas de qualidade: organização, estrutura e funcionamento. Gestão da qualidade. Motivação à qualidade. Relações básicas do controle de qualidade: processos produtivos, clientes e fornecedores. Avaliação da qualidade.

Programa da Disciplina:

1. Introdução à Qualidade 
1.1. Contextualizando a Qualidade 
1.2. Evolução do Conceito Qualidade. 
1.3. Especialistas da Qualidade 
1.4. Dimensões da Qualidade 
 
2. TQC - Controle da Qualidade Total 
2.1. Controle de Processo 
2.2. Método de Controle de Processo 
2.3. QC Story 
2.4. TQM - Gestão da Qualidade Total 
2.5. Motivação para a Qualidade 
2.6. Recursos Humanos 
2.7. 5S's 
 
3. Sistemas de Garantia da Qualidade 
3.1. Normalização de processo 
3.2. Organização e Estrutura 
3.3. Normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 
3.4. Certificação da Qualidade 
3.5. Auditoria da Qualidade 
 
4. PDCA (Plan, Do Check, Act) 
4.1. MASP 
4.2. Metodologia de Análise e Solução de Problemas 
 
5. Ferramentas da Qualidade para o gerenciamento de processos 
5.1. Coleta de Dados 
5.2. Folhas de Verificação 
5.3. Fluxogramas 
5.4. Brainstorming 
5.5. Brainwriting 
5.6. Estratificação 
5.7. Diagrama de Causa e Efeito 
5.8. GUT 
5.9. 5W1H e 5W2H 
5.10. Gráficos de linha e seqüêncial 
5.11. Diagrama de Dispersão 
5.12. Gráfico de Pareto 
5.13. Histogramas 
5.14. Carta de Controle 
5.15. Método AHP 
 
6. Custos da não Qualidade 
6.1. Qualidade no Desenvolvimento 
6.2. Qualidade e Marketing 

Bibliografia:

AGUIAR, S. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 2002, 229 p.

CAMPOS, V.F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 3a. edição. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992. 220p.

CAMPOS, V.F. TQC: Gerenciamento da rotina. 3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992. 220p.

CREECH, Bill. The five pillars of TQM: How to make total quality management work for you. United States, Plume/Penguin, 1995.

GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

GIL, Antônio Loureiro. Gestão da Qualidade Empresarial: Indicadores da Qualidade. 2º ed. São Paulo, Atlas, 1997.

ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. Rio de janeiro, Campus, 1993.

JURAN, J. M. Controle da Qualidade - Conceitos, políticas e filosofia da qualidade, Makron McGraw - Hill, São Paulo: 1991.

KUME, H. Métodos estatísticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993.

LATZKO, Willian J., SAUNDERS David M. Four days with Dr. Deming: a strategy for modernmethods of management. Addison Wesley, Massachusetts, 1995.

SHIBA, S. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

WERKEMA, M.C.C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento do Processo. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.


Voltar : Capa Ensino Engenharia de Produção e Sistemas Disciplinas
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800