Engenharia de Produção e Sistemas |
|
Gerência de Qualidade (GQL)
Fase: 3ª, CHT = 45, CHTT = 45
Ementa:
Qualidade: conceitos básicos. Qualidade de projeto e de conformação. Controle total da qualidade. Sistemas de qualidade: organização, estrutura e funcionamento. Gestão da qualidade. Motivação à qualidade. Relações básicas do controle de qualidade: processos produtivos, clientes e fornecedores. Avaliação da qualidade.
Programa da Disciplina:
1. Introdução à Qualidade |
1.1. Contextualizando a Qualidade |
1.2. Evolução do Conceito Qualidade. |
1.3. Especialistas da Qualidade |
1.4. Dimensões da Qualidade |
|
2. TQC - Controle da Qualidade Total |
2.1. Controle de Processo |
2.2. Método de Controle de Processo |
2.3. QC Story |
2.4. TQM - Gestão da Qualidade Total |
2.5. Motivação para a Qualidade |
2.6. Recursos Humanos |
2.7. 5S's |
|
3. Sistemas de Garantia da Qualidade |
3.1. Normalização de processo |
3.2. Organização e Estrutura |
3.3. Normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 |
3.4. Certificação da Qualidade |
3.5. Auditoria da Qualidade |
|
4. PDCA (Plan, Do Check, Act) |
4.1. MASP |
4.2. Metodologia de Análise e Solução de Problemas |
|
5. Ferramentas da Qualidade para o gerenciamento de processos |
5.1. Coleta de Dados |
5.2. Folhas de Verificação |
5.3. Fluxogramas |
5.4. Brainstorming |
5.5. Brainwriting |
5.6. Estratificação |
5.7. Diagrama de Causa e Efeito |
5.8. GUT |
5.9. 5W1H e 5W2H |
5.10. Gráficos de linha e seqüêncial |
5.11. Diagrama de Dispersão |
5.12. Gráfico de Pareto |
5.13. Histogramas |
5.14. Carta de Controle |
5.15. Método AHP |
|
6. Custos da não Qualidade |
6.1. Qualidade no Desenvolvimento |
6.2. Qualidade e Marketing |
Bibliografia:
AGUIAR, S. Integração das Ferramentas da Qualidade ao PDCA e ao Programa Seis Sigma. Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, 2002, 229 p.
CAMPOS, V.F. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 3a. edição. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992. 220p.
CAMPOS, V.F. TQC: Gerenciamento da rotina. 3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, Escola de Engenharia da UFMG, 1992. 220p.
CREECH, Bill. The five pillars of TQM: How to make total quality management work for you. United States, Plume/Penguin, 1995.
GARVIN, D.A. Gerenciando a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
GIL, Antônio Loureiro. Gestão da Qualidade Empresarial: Indicadores da Qualidade. 2º ed. São Paulo, Atlas, 1997.
ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: Ã maneira japonesa. Rio de janeiro, Campus, 1993.
JURAN, J. M. Controle da Qualidade - Conceitos, polÃticas e filosofia da qualidade, Makron McGraw - Hill, São Paulo: 1991.
KUME, H. Métodos estatÃsticos para melhoria da qualidade. São Paulo: Gente, 1993.
LATZKO, Willian J., SAUNDERS David M. Four days with Dr. Deming: a strategy for modernmethods of management. Addison Wesley, Massachusetts, 1995.
SHIBA, S. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
WERKEMA, M.C.C. Ferramentas EstatÃsticas Básicas para o Gerenciamento do Processo. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995.
|