Engenharia de Produção e Sistemas

Educação Física Curricular I (EFC-I)
Fase: 1ª, CHP = 30, CHTT = 30

Ementa:

A consciência do corpo. Fundamentos da aptidão física relacionada à saúde. O conhecimento do corpo articulado à totalidade do processo social. Capacidade de movimentos e sentimentos nas ações humanas. Valores ético-políticos do corpo. Estilo de vida e conceito de saúde. Nutrição, peso e exercício físico. Stress e fadiga. Atividades práticas.

Programa da Disciplina:

1. Introdução 
 
2. Apresentação do plano de ensino 
 
3. Apresentação do professor e alunos 
 
4. Conceito de saúde positiva e estilo de vida 
4.1. O movimento e o homem 
4.2. O movimento como fator de integração 
4.3. Fatores negativos controláveis e incontroláveis 
4.4. Saúde positiva e você. 
4.5. Aptidão física para a vida 
4.6. Resistência muscular e composição corporal 
4.7. Exercício físico e exercício aeróbico 
4.8. Intensidade, duração, freqüência nas atividades físicas nas diferentes faixas etárias. 
 
5. Valores ético-políticos do corpo, exercício, nutrição e controle 
5.1. O seu corpo, essa casa onde você mora 
5.2. Exercício controle de peso 
5.3. Obesidade 
5.4. Calorias. 
 
6. Exercício Físico 
6.1. Estudo teórico e prático 
6.2. Escolha da posição de execução na determinação do grau de dificuldade do exercício. 
 
7. Modallidades práticas desportivas 
7.1. Futsal 
7.2. Voleibol 
7.3. Basquete 
7.4. Handebol 
7.5. Atletismo 
7.6. Xadrez 
7.7. Tênis de mesa 
7.8. Teste de Cooper 
7.9. Musculação. 

Bibliografia:

BARBANTI, Valdir José. Treinamento Físico: bases científicas. São Paulo. CLR Baleeiro. 1986.

BASQUETEBOL: Regras Oficiais. Rio de Janeiro: Sprint. 2002.

BENTO, Jorge., Desporto, Saúde e Bem-estar. Portugal: Universidade do Porto. 1990.

BORSARI, José Roberto. Educação Física da Pré-escola à Universidade. São Paulo: EPU. 1980.

BORSARI, José Roberto. Futebol de campo. São Paulo: EPU. 1990.

CELESTINO, Wildo. Futebol de salão. Fortaleza: s.n. 1990.

Confederação Brasileira de Desportos. Regras Oficiais de Handebol. Rio de Janeiro: Palestra, 1978. 30 p., II. CLASSIF.: 796.331, c748. MFN:4149.

DIETRICH, Knut. Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984. 147 p. (Educação Física: Prática: 11) CLASSIF.: 796.3, D566g.MFN:30179.

DURRWACHTER, Gerard. Voleibol: treinar jogando. Rio de Janeiro: Livro Técnico. 1984.

FUTEBOL DE SALÃO: Regras Oficiais. Rio de Janeiro: Sprint. 2002.

GUEDES, Dartgnan Pinto. Composição Corporal: princípios técnicas e aplicações. 2a. edição. Londrina APEF, 1994.

KREBS, Ruy Jornada et al. Desenvolvimento humano: uma área emergente da ciência do movimento humano. Santa Cruz do Sul: Universidade Federal de Santa Maria. 1996.

MELO, Rogério Silva de. Esportes de Quadra. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

NAHAS, Markus Vinícius. Fundamentos da Aptidão Física Relacionada à Saúde. Florianópolis: Editora da UFSC. 1989.

PIKUNAS, Justin. Desenvolvimento humano: uma ciência emergente. 3a. Edição. São Paulo. McGraw-Hill. 1981.

POLLOCK, M. L.; WILMORE, J. H. & FOX III, S. M., Exercícios na Saúde e na Doença: avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. Rio de Janeiro: Editora Médica e Científica Ltda. 1986.

VOLEIBOL: Regras Oficiais. Rio de Janeiro: Sprint. 2002.

WEINECK, Jorge. Manual de Treinamento Esportivo. 2a. Edição. São Paulo: Manole. 1986.


Voltar : Capa Ensino Engenharia de Produção e Sistemas Disciplinas
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800