| Engenharia de Produção e Sistemas |
 |
Tópicos Especiais
Jogos de Empresa (TEEP-07)
Ementa:
Integração e aplicação dos conceitos de: contabilidade gerencial, finanças, custos industriais, marketing, administração, engenharia econômica, orçamentos de caixa, precificação, tomadas de decisões, prestação de contas e planejamento estratégico.
Programa da Disciplina:
| 1. Aspectos gerais da disciplina. |
| |
| 2. O manual do Jogo de Empresas e as regras do modelo - aula expositiva. |
| |
| 3. O questionário para avaliação das aptidões dominantes e a formação das equipes para o jogo. |
| |
| 4. ExercÃcio sobre o modelo de jogos de empresas. |
| 4.1. Animador - O papel do animador no jogo de empresas. |
| |
| 5. ExercÃcio de projeção do 2o. perÃodo. |
| |
| 6. InÃcio da simulação - Jornal e relatórios para planejamento e tomada de decisões do perÃodo. |
| |
| 7. Simulações das empresas nos diversos perÃodos. |
Bibliografia:
GRUPO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL. Simulação Empresarial/Jogo de Empresas. Manual do Jogador & Dicas para ganhar o Jogo. Florianópolis - UFSC.
CASAROTTO, N., KOPITTKE, Análise de Investimentos. Atlas, 1994.
SENGE, Peter. A quinta Disciplina. São Paulo: Best Seller, 1990.
IUDÃCIBIUS, S., MARION, J. C., Manual de Contabilidade para não Contadores. Atlas, 1990.
|