Engenharia de Produēćo e Sistemas |
 |
Sistemas de Informação (SIN)
Fase: 8ª, CHT = 60, CHTT = 60
Ementa:
Introdução aos sistemas de informação. Sistemas de informações e organizações. O processo de desenvolvimento de sistemas de informação. Impacto e avaliação de sistemas de informações. Tipos de sistemas de informação. Tópicos em gerenciamento dos sistemas. O futuro da tecnologia da informação.
Programa da Disciplina:
1. Introdução aos Sistemas de Informação |
1.1 Ferramentas essenciais para os sistemas de informaƧƵes |
1.2 Processo de desenvolvimento de sistemas de informaƧƵes |
|
2. O Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Informação |
2.1 Tecnologia da informação (coordenação) |
2.2 Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) |
2.3 Banco de Dados (BD) |
2.4 Banco de Dados Convencionais |
2.5 Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados |
|
3. Tipos de Sistemas de InformaƧƵes |
3.1 Data Base Management System (DBMS) |
3.2 Data Warehouse (DW) |
3.3 Sistemas de informaƧƵes operacionais |
3.4 Bancos de Dados Distribuidos (mainframe) |
3.5 Data Mining |
|
4. Sistemas de InformaƧƵes e OrganizaƧƵes |
4.1 Sistemas de InformaƧƵes Gerenciais (SIG) |
4.2 Informação como Sistema de Apoio a Decisão |
4.3 Sistemas de Informação no Macro-processo Empresarial |
4.4 Aspectos funcionais do SIG |
4.5 Troca eletrƓnica de dados |
4.6 Data Warehousing |
4.7 Agentes Inteligentes |
|
5. Impacto e Avaliação dos Sistemas de Informações |
5.1 Sistemas de Informações como Otimização de Projetos Empresariais |
|
6. Tópicos em Gerenciamento de Sistemas de Informações |
6.1 Gerenciamento em ambiente de ATM |
6.2 Gerenciamento da comunicação (integração) |
6.3 Gestão de processos na segurança da informação |
6.4 Estratégia da comunicação: E-Busines/E-commerce |
|
7. O Futuro de Tecnologia da Informação |
7.1 Informação Compartilhada |
7.2 Pesquisas e levantamentos de dados de informaƧƵes operacionais empresariais |
7.3 Fluxo de informação no SCGP num ambiente de Engenharia Simultânea |
7.4 Os sistemas de Informação na produção: fases do ciclo do PCP |
7.5 Sistemas de InformaƧƵes para os Planejamentos Integrados dos Processos |
Bibliografia:
OāBRIEN, James A. Sistemas de Informação e as DecisƵes Gerenciais na Era da Internet. Saraiva: SĆ£o Paulo, 2003
GREENBERG, Paul. CRM, Customer Relationship Management na velocidade da luz: conquista e lealdade de clientes em tempo real na Internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001
HAN, Jiawei; KABER, Micheline. Data Mining: Concepts and Techniques. San Diego: Academic Press, 2001
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, JANE P. Essentials of Management Information Systems: Organiztion and Tachnology. Prentice Hall: New Jersey, 1996. 2ĀŖed
NORRIS, Grant; HURLEY, James R.; HARTLEY, Kenneth M.; DUNLEAVY, John R.;
BALLS, John D. E-Business e ERP. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001
PEPPERS, Dom; ROGERS, Martha. CRM Series: Marketing 1 to 1. SĆ£o Paulo. Makron Books, 2001
BINGI, P.; SHARMA, M.K.; GODLA, J. K. Critical Issues Affecting na ERP Implementation. Information Systems Management, Summer99, vol. 16 Issue 5, p7, 8p.
DYSON, R. G. (ed.) Strategic Planning: Models and analytical Techniques, Wiley, N. York, 1990
TURBAN, E. e ARONSON, J. E. Decision Support Systems and Intelligent Systems. Prentice Hall, N. Jersey, 1998
TURBAN, E. e MEREDITH, J. FUNDAMENTALS OF MANAGEMENT SCIENCE, 6ĀŖed, Burr Ridge, Irwin, ILL
TURBAN, E. et al. Information Technology Management. Wiley, New York, 1996.
Handerson, J. C. e Venkatraman, N.. Strategic Alignment: Levaraging Information Technology for Transforming Organizations, IBM SYSTEM JOURNAL, V.32, N. 1., P. 4- 16, 1993
LAURINDO, F. J. B. āTecnologia da Informação: eficĆ”cia nas organizaƧƵesā ā SĆ£o Paulo, Editora Futura, 2002, 248 p.
LAURINDO, F. J. B.; CARVALHO, M.M. āTechnology Enhancing New Product
Development in a Brazilian Companyā.
LAURINDO, F. J. B.; CARVALHO, M.M.; SHIMIZU, T. āManagement of Information Technology Effectiveness in Brazilian Companiesā. In.: IRMA
LAURINDO, F. J. B.; SHIMIZU, T. āEvaluating Strategies in Information Technologyā. In: Performance M. Conference ā Past, Present and Future. Proceedings, Andy Neely, editor Cambridge, Inglaterra
SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo, Atlas, 1993
|