Iandra Pavanati


 

Últimos avisos

17/11/2015 - 21:24
Atenção alunos de SOR0002 da Engenharia Civil há um novo cronograma com alteração de aulas e apresentações, na seção "materiais" desta página.

22/10/2015 - 10:51
Atenção alunos de PST0001 da Engenharia de Produção, as nossas aulas serão na sala K106 a partir do dia 23/11/15.

22/10/2015 - 10:49
Atenção alunos de SOR0001 da Engenharia de Produção, as nossas aulas mudaram para a sala K103, às terças-feiras.

 

"O educando que exercita sua liberdade ficará tão mais livre quanto mais eticamente vá assumindo a responsabilidade de suas ações." Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia - 34 ed. (2006, p. 93).


Mini currículo

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC/UFSC (2012).
Tese vencedora do Prêmio de Inovação de Joinville - Categoria: Inovação em Serviços.
Mestrado em Educação - UFSC (2005) e Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2001).


Áreas de interesse

Teoria do Conhecimento;
Imagens;
Cibercultura;
Filosofia;
Sociologia;
Psicologia;
Educação.


Publicações

PAVANATI, Iandra ; PERASSI, Richard L. de Sousa . Tríptico: modelo para uso de imagens digitais no Ensino de História. In: XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: Associação Nacional de História, 2013. p. 01-15

MOTTER, Rose. M. B.; DAL MOLIN, Beatriz H.; KINCELER, Lucia M.; PAVANATI, Iandra (Orgs.). Conhecimento e Ciberespaço: tessituras de sentido. Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2011. v. 1. 518 p.

PEREIRA, Kariston, PAVANATI, Iandra, PERASSI, Richard L. de Sousa
Conhecimento e Criatividade: evidências a partir de pesquisas com o jogo de xadrez. Ciências & Cognição (UFRJ), v.16, p.112-126, 2011.

PAVANATI, Iandra, MOTTER, R. M. B., LUZ, Silvio S. da Filho
A mídia digital na produção de conhecimento: os blogs e a língua inglesa no ciberespaço In: Mídia, educação e subjetividade. V.2. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011, p. 253-276.

PEREIRA, K.; PAVANATI, I.; PERASSI, R. L. S. O desenvolvimento do conhecimento especializado como fator de promoção da criatividade. In: ULBRICHT, Vania. R.; VANZIN, Tarcízio.; ZANDOMENEGHI, Ana. L. A. de O. (Orgs.). Criatividade e Conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2010, p. 69-103.

PAVANATI, I., KINCELER, l. M., MOTTER, R. M. B., Fialho, F. P., SANTOS, N. dos. O processo cognitivo: as visões simbolista e corpórea. Travessias (UNIOESTE. Online). , v.7, p.88 - 102, 2010.

Pereira, K., PAVANATI, I., Maia, L., Sousa, R. Perassi de
A Criatividade na Sociedade do Conhecimento: Um Ensaio sobre a Importância dos Fatores Culturais e Não-Cognitivos In: Congresso Nacional de Hambientes Hipermídia Para Aprendizagem, 2009, Florianópolis. Anais do IV Congresso Nacional de Hambientes Hipermídia Para Aprendizagem. Florianópolis: UFSC, 2009. v.1.

MOTTER, R. M. B., PAVANATI, I., DRUZIANI, C. F. M., Fialho, F. P., SANTOS, N. dos. Considerações Sobre a Gestão do Conhecimento na Sociedade Pós-Industrial In: Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2009, Florianópolis. Anais do IV Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. Florianópolis: UFSC, 2009.

PAVANATI, I., Pereira, K., Meksenas, P., Maia, L.
Visualidade e Educação na Sociedade de Consumo. PAIDÓS. , v.1, p.09 - 23, 2008.
Palavras-chave: Pedagogia visual, Sociedade de consumo, Imagens

PAVANATI, I., Meksenas, P., Pereira, K., Maia, L.
Pedagogia Visual e Formação de Professores. Revista Educação em Rede. , v.2, p.17 - 31, 2007.

Pereira, K., PAVANATI, I., Suzuki, V., Paulista, C., Schruber Jr. J., Fialho, F. P., Maia, L.
Uma Visão Articulada de Piaget e Vygotsky e suas Implicações na Educação a Distância. Revista Educação em Rede. , v.2, p.01 - 16, 2007.

PAVANATI, I., Pereira, K., Sousa, R. Perassi de
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A CIBERCULTURA In: VI International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 2009, 2009, Buenos Aires.
Proceedings of VI International Conference on Engineering and Computer Education - ICECE 2009. São Paulo: COPEC - Council of Researches in Education and Sciences, 2009. p.824 - 828
Palavras-chave: Cyberculture, Education, Information and Communication Technologies

PAVANATI, I., Sousa, R. Perassi de
Ensino de História, Educação, Tecnologia e Cibercultura In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza - CE.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Fortaleza: Editora da UFC, 2009. v.1. p.227 - 228
Palavras-chave: Ensino de História, Cibercultura, Tecnologias de Comunicação Digital

PAVANATI, I.
Implicações da utilização da fotografia no ensino de história In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo.
Anais do XXIV Simpósio Nacional de História - História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: UNISINOS, 2007. v.Único.

PAVANATI, I., Pereira, K., Meksenas, P., Maia, L.
Pedagogia Visual e Formação de Professores In: 2º Seminário Internacional de Educação, 2007, Florianópolis.
Anais do 2º Seminário Internacional de Educação. Florianópolis: UDESC, 2007. v.1. p.17 - 31

Pereira, K., PAVANATI, I., Fialho, F. P., Maia, L., Paulista, C., Schruber Jr. J., Suzuki, V.
Uma Visão Articulada de Piaget e Vygotsky e suas Implicações na Educação a Distância In: 2º Seminário Internacional de Educação, 2007, Florianópolis.
Anais do 2º Seminário Internacional de Educação. Florianópolis: UDESC, 2007. v.1. p.01 - 16

PAVANATI, I.
As Brincadeiras Infantis e as Tecnologias na Sociedade Contemporânea In: XI Congresso Sul Brasileiro Da Qualidade na Educação, 2006, Joinville.
Anais do XI Congresso Sul Brasileiro da Qualidade na Educação - página da internet. , 2006.

PAVANATI, I.
Experiência: implicações deste conceito na pesquisa em educação In: XI Encontro Estadual de História - Mídia e Cidadania, 2006, Florianópolis.
XI Encontro Estadual de História - Mídia e Cidadania. Florianópolis: Associação Nacional de História, Núcleo Santa Catarina, 2006. v.1.
Palavras-chave: Ensino de História, Profissão de professor, Experiência


Informações adicionais

Patronesse dos formandos em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em 2013.1 e 2013.2.

Centro de Ciências Tecnológicas - CCT
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville - SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone:(47) 3481-7900
© 2016 - CINF - UDESC/Joinville