Instituição

UDESC em Joinville

O Centro de Ciências Tecnológicas foi criado sob a denominação de Faculdade de Engenharia de Joinville (FEJ), pelo governo do Estado de Santa Catarina, em 09 de outubro de 1956, através da Lei nº 1520/56, que instituiu um curso de Engenharia, a ser implantado no interior do Estado. Foi a primeira tentativa da interiorização do ensino superior, tradicionalmente restrito às capitais dos estados. Joinville por ser o maior pólo industrial do Estado de Santa Catarina, constitui-se um local ideal para a concretização desse sonho. O primeiro vestibular foi realizado em julho de 1965, com apenas 09 candidatos, mas somente em 1° de agosto do mesmo ano foi que a Instituição iniciou suas atividades, com o curso de Engenharia de Operação, modalidade Mecânica de Máquinas e Motores.

Reconhecimento da Antiga Faculdade de Engenharia (FEJ)

Depois de cumprir satisfatoriamente a sua missão pelo espaço de quatro anos, tendo formado seis turmas de engenheiros, a Faculdade logrou finalmente a aprovação definitiva do Exmo. Senhor Presidente da República, pelo Decreto Federal 68.510, de 15 de abril de 1971, após as inspeções e pareceres das comissões que dela se ocuparam. Os Diretores que tiveram em suas mãos a responsabilidade da Escola: Engenheiro Harro Stamm, Engenheiro Adil Calomeno, Engenheiro Domingos Filomeno Neto e o diretor na época do reconhecimento Professor Mário de Moraes.

A Faculdade de Engenharia (FEJ) funcionava na época em sede própria, na rua Otto Boehm, 48, no centro de Joinville, onde hoje funciona a Rádio Udesc FM e a Fundação Softville. Prédio adquirido pelo governo do Estado de Santa Catarina através do decreto GP 28-02-68/ 6.422 e foi avaliado em novembro de 1969 em CR$ 355.144,50, num terreno de 1.600 m² de quatro blocos, um com três pavimentos e três outros terrenos. Onde abrigavam no pavimento térreo toda a administração, os laboratórios de física, de química e de eletrotécnica e salas para projeções; no segundo pavimento havia seis salas de aulas e biblioteca; o terceiro era utilizado em ampla sala de desenho. Um dos blocos térreos, designado B, abrigava o depósito, sala de impressão e sede do Diretório Acadêmico, o terceiro C, tinha nele instalado a sala de geradores, oficina, sala de tecnologia e carpintaria, e finalmente o quarto, D, era ocupado pela cantina, cozinha e instalações anexas. A área construída era de um total de 1.284,74 m². A FEJ possuía um convênio com a escola Técnica Tupy, mantida pela Fundição Tupy, para as aulas práticas de ensaios de materiais e máquinas elétricas. E com o SENAI, onde os alunos poderiam utilizar as instalações no setor de usinagem e montagem de elementos de máquinas.

Campus Universitário professor Avelino Marcante do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT)

O campus universitário Professor Avelino Marcante, onde hoje se localiza o Centro de Ciências Tecnológicas teve a construção iniciada em 1977 e foi inaugurada em 8 de março de 1979 e possuía, na época, uma área total de 8.800 m². O Governo do Estado de Santa Catarina através da Lei N° 8.092, de 1° de outubro 1990, transformou a Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC, desvinculando-a da Fundação Educacional de Santa Catarina – FESC, caracterizando-a como ente jurídico próprio, possibilitando-lhe o gozo do princípio constitucional da autonomia universitária. Com o reconhecimento da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a então, Faculdade de Engenharia de Joinville passou a ser designada como Centro de Ciências Tecnológicas. São mais de 2.960 alunos distribuídos em nove cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Sistemas, Ciência da Computação, Tecnologia em Sistemas de Informação e Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. São quatro cursos de mestrados gratuitos em: Ciência e Engenharia de Materiais, Física, Engenharia Elétrica, na modalidade acadêmica e profissional e engenharia Mecânica. E o doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais.

O CCT tem uma história escrita pela dedicação de professores e funcionários, que, em parceria com empresas e instituições de Joinville e região, lutaram pela oferta de cursos que atendessem aos avanços exigidos pelo mercado de trabalho. Em 1972, foi criado o curso de Engenharia Eletrônica – Telecomunicações, transformado em Engenharia Elétrica em 1977. Engenharia Mecânica iniciou o primeiro semestre letivo de 1975 junto com o curso de Metalurgia, que formou a última turma no segundo semestre de 1983, sendo extinto em seguida. A opção de Engenharia Civil passou a ser oferecida em 1979. Ao final da década de 80, foi criado o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, atualmente extinto, que foi substituído desde o segundo semestre letivo de 1996 por bacharelado em Ciência da Computação. Licenciatura em Física foi implantada no segundo semestre de 1994. Os cursos de graduação em Engenharia de Produção e Sistemas e Tecnologia em Sistemas de Informação, são oferecidos desde 2002. A partir do segundo semestre de 2008 foi oferecido o curso de Licenciatura em Matemática, e o curso de química foi aberto no segundo semestre de 2010.


Atividades de Pesquisa e Extensão

A produção acadêmica do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) não tem ficado restrita ao campus. A cada ano crescem as iniciativas, através de atividades de extensão, que levam conhecimento e integram a comunidade de Joinville à universidade. São projetos de extensão, como o projeto Informática na Terceira Idade e Informática para Escolas Públicas, que ofereceram gratuitamente aulas para promover a inclusão digital de idosos e alunos carentes da rede pública municipal e estadual de Joinville. Outros exemplos de ações de cunho social são os projetos Universidade para Idosos e Entendendo Física para o Vestibular e projetos culturais.

À medida que as iniciativas avançam no sentido de integrar a sociedade cada vez mais à universidade também cresce o envolvimento de professores e alunos na produção científica. Um esforço conjunto que tem como prioridade preparar, com a máxima excelência possível, o profissional do século XXI.

Conheça os outros Centros da UDESC:


Voltar : Capa

Universidade Gratuita de Qualidade
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, s/numero - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP 89219-710 - Fone (47) 4009-7900 - Fax (47) 4009-7940