Gest„o do Varejo -  nfase em Materiais de ConstruÁ„o

Disciplinas

Comunicação Empresarial (60 H)
Comunica√ß√£o oral e escrita. Reda√ß√£o. Reda√ß√£o dissertativa (caracter√≠sticas, tipos, t√©cnicas e planejamentos). Resumos. Reda√ß√£o oficial (documentos e correspond√™ncias). Caracter√≠sticas da oralidade: "texto" e "contexto", dic√ß√£o, orto√©pia, articula√ß√£o das id√©ias, √™nfases entonacionais, estrutura√ß√£o formal: clareza, simplicidade, l√≥gica e coer√™ncia arg√ľente e sint√°tica. Corre√ß√£o. Conjuga√ß√£o de verbos.
Contabilidade gerencial (60 H)
Conceitos de contabilidade. Princ√≠pios cont√°beis. Regimes cont√°beis e apura√ß√£o de resultados. Os relat√≥rios cont√°beis. No√ß√Ķes de an√°lise dos relat√≥rios cont√°beis para uso empresarial. Demonstra√ß√Ķes cont√°beis - estrutura e an√°lise. Informa√ß√Ķes. Relat√≥rios gerenciais. Gerenciamento dos Custos. Sistema de custos. Custos para decis√£o: custeio vari√°vel, custeio padr√£o, custo-volume-lucro e m√©todo ABC de custos. Aplica√ß√Ķes: Custos em empresas n√£o industriais e forma√ß√£o do pre√ßo de venda.
Cen√°rios econ√īmicos (60 H)
Pol√≠tica e tend√™ncia econ√īmica nacional. Pol√≠tica e tend√™ncia econ√īmica do MERCOSUL. Pol√≠tica e tend√™ncia econ√īmica mundial: Conceitos b√°sicos em economia internacional. Globaliza√ß√£o das economias - conceito e implica√ß√Ķes. A nova ordem econ√īmica mundial e os blocos econ√īmicos. Balan√ßo de pagamentos e fundo monet√°rio internacional. Evolu√ß√£o das economias no p√≥s-guerra. Protecionismo e Liberalismo. Reflexos da economia no segmento supermercadista.
Sociologia aplicada à Administração (30 H)
Sociologia geral e sociologia aplicada √† administra√ß√£o. Estratifica√ß√£o social. O indiv√≠duo e a organiza√ß√£o. Organiza√ß√£o formal e informal. Processo de organiza√ß√£o do trabalho frente aos novos modelos de gest√£o. Mudan√ßa organizacional. Cultura das organiza√ß√Ķes. Ideologia.
Psicologia aplicada à administração (60 H)
Psicologia: conceito, influ√™ncias e √°reas de atua√ß√£o. Psicologia Organizacional: rela√ß√£o da Psicologia com a Administra√ß√£o de Empresas. Personalidade: conceito, forma√ß√£o, tipos, diferen√ßas individuais. Motiva√ß√£o de pessoas: conceito, hierarquia das necessidades, o ciclo motivacional. Motivograma. trabalho humano x trabalho em grupo: aspectos do trabalho humano, rela√ß√Ķes interpessoais, trabalho individual e em equipe. Criatividade: conceito, t√©cnicas. T√©cnicas de apresenta√ß√£o de grupos.
Marketing no Varejo I (45 H)
Fundamentos do marketing. Compostos de marketing/marketing mix. Mercado e comportamento do consumidor. Pesquisa mercadol√≥gica. Gerenciamento de marketing. Sistema de informa√ß√Ķes mercadol√≥gicas. Planejamento estrat√©gico e planejamento de marketing. Temas diversos do marketing (marketing de servi√ßo, marketing industrial, marketing interno, marketing estrat√©gico, marketing pessoal, marketing social, marketing cultural, marketing B2B).
Inform√°tica no Varejo (45 H)
O valor da informa√ß√£o. Fun√ß√Ķes e caracter√≠sticas do computador. Componentes de um sistema. Conceitos de sistema de informa√ß√Ķes gerenciais. Sistema de informa√ß√£o sobre consumidores. Classifica√ß√£o de sistemas de informa√ß√£o e o processo de ger√™ncia. Bancos de dados.
Metodologia B√°sica (30 H)
Leitura: t√©cnicas e resumos. O conhecimento: import√Ęncia, origem, tipos e teorias. Os caminhos do conhecimento: os m√©todos. A busca do conhecimento: pesquisa, projeto de pesquisa e o trabalho de pesquisa (etapas, conte√ļdo, reda√ß√£o e apresenta√ß√£o). Os resultados do conhecimento: tipos de trabalhos.
Empreendedorimo I (45 H)
O empreendedor. Qualidades, habilidades e competências do empreendedor. Elaboração de plano de negócios. Intra empreendedor. Jogos de empresa.
No√ß√Ķes de Direito e Defesa do Consumidor (45 H)
Direitos do consumidor. Defesa do consumidor. Pol√≠tica nacional das rela√ß√Ķes de consumo. Responsabilidade. Rela√ß√£o do empres√°rio com o consumidor. Relacionamento entre consumidor e empresa no setor banc√°rio. Qualidade em presta√ß√£o de servi√ßos. Pr√°ticas comerciais. Pr√°ticas abusivas. Prote√ß√£o contratual. Contratos de ades√£o. Defesa do consumidor em ju√≠zo.
Gest√£o da qualidade I (30 H)
Sistemas da qualidade (qualidade no atendimento, indicadores da qualidade, medição de satisfação de clientes). Os princípios da qualidade total. O planejamento avançado da qualidade.
Gest√£o empresarial I (45 H)
Evolu√ß√£o hist√≥rica da administra√ß√£o. Teorias da Administra√ß√£o. Modelos de gest√£o. Globaliza√ß√£o. Tend√™ncias da globaliza√ß√£o e a formula√ß√£o da vis√£o empresarial. Administra√ß√£o estrat√©gica de servi√ßos: estrat√©gias de opera√ß√Ķes, programa√ß√£o e controle de servi√ßos. Fun√ß√Ķes Administrativas.
Finanças empresariais I (45 H)
Matemática financeira (cálculo do retorno de investimento). Análise financeira (definição das metas, avaliação dos resultados, margem de contribuição bruta e líquida, ponto de equilíbrio, índices e liquidez).
Gest√£o operacional I (45 H)
Eletrodomésticos e outros produtos em loja. Serviços diferenciados ao cliente (Internet, entrega a domicílio)
Gestão de logística comercial I (45 H)
Políticas e procedimentos de compras. Desenvolvimento de fornecedores. Formação e determinação do mix de produtos.
Gest√£o de Pessoas I (45 H)
Conceitos. Objetivos da área nas empresas. Sistemas administrativos de recursos humanos e subsistemas. Visão sistemática dos recursos humanos na organização. Recrutamento. Seleção. Avaliação do desempenho humano. Planejamento e desenvolvimento de políticas. Treinamento e desenvolvimento. Turnover.
Materiais de Construção I (60 H)
Introdu√ß√£o: Especifica√ß√Ķes t√©cnicas e Normas. Aglomerantes: Defini√ß√£o; Cal; Gesso; Cimento Portland. Agregados: Defini√ß√Ķes e tipos.
Empreendedorimo II (45 H)
Desenvolvimento gerencial e lideran√ßa. Fun√ß√£o gerencial e lideran√ßa contempor√Ęnea, gerenciamento da decis√£o, vis√£o estrat√©gica, gerenciamento da estrutura da administra√ß√£o, administra√ß√£o de conflitos, objetivos comuns do l√≠der e dos liderados, criatividade. Gest√£o de pessoas e forma√ß√£o de equipes. Gerente como negociador.
Gest√£o da qualidade II (30 H)
As sete ferramentas da qualidade. Técnicas para resolução de problemas. Certificação da qualidade nas empresas. Serviço de atendimento ao consumidor. Marketing de relacionamento e fidelização de clientes.
Gest√£o operacional II (45 H)
C√≥digo de barras. Bazar e ‚Äúself service‚ÄĚ.
Gestão de logística comercial II (45 H)
O conceito de log√≠stica e a sua import√Ęncia no varejo. Os estoques e suas fun√ß√Ķes.. Cadeia de abastecimento. A substitui√ß√£o de log√≠stica. Defini√ß√Ķes de transfer√™ncia, coleta e entrega. Distribui√ß√£o de produtos. Vendas por Internet.
Finanças empresariais II (45 H)
Administra√ß√£o do capital de giro (contas a pagar, contas a receber e caixa). Or√ßamento empresarial. Empr√©stimos e aplica√ß√Ķes. Equival√™ncia financeira e descontos
Gest√£o empresarial II (60 H)
Processo, planejamento e formulação de planejamento estratégico. Estratégias empresariais.
Marketing de Varejo I (45 H)
Segmentos e pesquisa de mercados, modelos de comportamento do consumidor. Percepção, imagem e consumo. Atitudes, mudanças e preferências. Fatores comportamentais do consumidor. Tipos de comportamento de compra . O mercado e o comportamento do consumidor. Comportamento de consumo e estratégias de relacionamento. O consumidor e avaliação pós compra. Comunicação com os clientes.
Gestão da informação I (30 H)
Informa√ß√£o como estrat√©gia competitiva. Diferencia√ß√£o baseada na Informa√ß√£o. Concorr√™ncia baseada na Informa√ß√£o. Atualidades e an√°lise dos consumidores. Database Marketing. O que √© um Database Marketing. A import√Ęncia do Database Marketing. Maximizando a efetividade do Database. Benef√≠cios espec√≠ficos. Como o Database viabiliza o marketing de relacionamento. Valor de dura√ß√£o de um cliente. An√°lise da rentabilidade Como o Database libera o tempo do vendedor. Como criar valor para os clientes. Tecnologias dispon√≠veis.
Materiais de Construção II (60 H)
Concreto: Dosagem; Preparo; Transporte; Lan√ßamento; Adensamento; Cura; Aditivos. Produtos Sider√ļrgicos: Perfis de a√ßo; Vergalh√Ķes de a√ßo; Perfis de alum√≠nio.
Est√°gio Supervisionado I (60 H)
Atividade destinada a proporcionar ao estudante entre outras, oportunidades de desenvolver suas habilidades, complementar o processo de ensino-aprendizagem, facilitar o processo de atualiza√ß√£o de conte√ļdos e incentivar a inicia√ß√£o cient√≠fica.
Gest√£o operacional III (45 H)
Recebimento de valores. Processos de automação. Gerenciamento da frente de caixa. Políticas e formas de atendimento.
Gestão de logística comercial III (45 H)
Logística. Armazenagem. Armazéns.
Materiais de Construção III (60 H)
Metais: Propriedades; Condutores el√©tricos; Ferragens; Metais sanit√°rios. Pl√°sticos: Composi√ß√£o e propriedades; Esquadrias e forros; Tubos e conex√Ķes; Pe√ßas para instala√ß√Ķes el√©tricas e hidr√°ulicas.
Marketing de Varejo III (45 H)
Negociação. Determinação de preços. Merchandising. Exposição self-share. Lay-out e arranjo físico de loja.
Gestão da informação II (30 H)
Automa√ß√£o do processo de varejo. Compreender os conceitos fundamentais dos sistemas de informa√ß√£o, entendendo a diferen√ßa entre um problema organizacional, pessoal e tecnol√≥gico, relacionados as √°reas de gest√£o de materiais, produ√ß√£o, informa√ß√£o e log√≠stica, com condi√ß√Ķes para julgar os sistemas de informa√ß√£o de uma organiza√ß√£o e de desenvolver alternativas para racionaliza√ß√£o e/ou projetar uma solu√ß√£o apropriada (fazendo com que diferentes sistemas conversem), n√£o se prendendo a organiza√ß√£o em si, mas a rede interligada de fornecedores e clientes, n√£o importando onde estejam localizados (internet).
Comércio exterior (45 H)
No√ß√Ķes b√°sicas de com√©rcio exterior. Procedimentos de importa√ß√£o e exporta√ß√£o. Avalia√ß√£o de viabilidade. Varia√ß√£o cambial.
Gest√£o de Pessoas II (45 H)
Rela√ß√Ķes sindicais e trabalhistas. Administra√ß√£o de cargos e sal√°rios. Pol√≠tica de carreira. Benef√≠cios. Banco de dados. Sistemas de informa√ß√Ķes e auditoria em recursos humanos. Pesquisa de clima organizacional.
T√≥picos especiais ‚Äď Semin√°rios (60 H)
Os semin√°rios dever√£o contemplar o aprofundamento de temas nas disciplinas de interesse profissional dos alunos: seguran√ßa patrimonial, t√©cnicas de resposta eficiente ao consumidor, calend√°rio de atividades do setor, publica√ß√Ķes do setor, planejamento e estrutura f√≠sica de empreendimentos supermercadistas, marketing estrat√©gico, comportamento empreendedor, visitas t√©cnicas, padr√£o arquitet√īnico de Supermercados, etc.
Est√°gio Supervisionado II (90 H)
Atividade destinada a proporcionar ao estudante entre outras, oportunidades de desenvolver suas habilidades, complementar o processo de ensino-aprendizagem, facilitar o processo de atualiza√ß√£o de conte√ļdos e incentivar a inicia√ß√£o cient√≠fica. Orienta√ß√£o, supervis√£o, desenvolvimento e elabora√ß√£o de TCC - Trabalho de Conclus√£o de Curso.


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