Gestão do Varejo - Ênfase em Materiais de Construção

Disciplinas

Comunicação Empresarial (60 H)
Comunicação oral e escrita. Redação. Redação dissertativa (características, tipos, técnicas e planejamentos). Resumos. Redação oficial (documentos e correspondências). Características da oralidade: "texto" e "contexto", dicção, ortoépia, articulação das idéias, ênfases entonacionais, estruturação formal: clareza, simplicidade, lógica e coerência argüente e sintática. Correção. Conjugação de verbos.
Contabilidade gerencial (60 H)
Conceitos de contabilidade. Princípios contábeis. Regimes contábeis e apuração de resultados. Os relatórios contábeis. Noções de análise dos relatórios contábeis para uso empresarial. Demonstrações contábeis - estrutura e análise. Informações. Relatórios gerenciais. Gerenciamento dos Custos. Sistema de custos. Custos para decisão: custeio variável, custeio padrão, custo-volume-lucro e método ABC de custos. Aplicações: Custos em empresas não industriais e formação do preço de venda.
Cenários econômicos (60 H)
Política e tendência econômica nacional. Política e tendência econômica do MERCOSUL. Política e tendência econômica mundial: Conceitos básicos em economia internacional. Globalização das economias - conceito e implicações. A nova ordem econômica mundial e os blocos econômicos. Balanço de pagamentos e fundo monetário internacional. Evolução das economias no pós-guerra. Protecionismo e Liberalismo. Reflexos da economia no segmento supermercadista.
Sociologia aplicada à Administração (30 H)
Sociologia geral e sociologia aplicada à administração. Estratificação social. O indivíduo e a organização. Organização formal e informal. Processo de organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Mudança organizacional. Cultura das organizações. Ideologia.
Psicologia aplicada à administração (60 H)
Psicologia: conceito, influências e áreas de atuação. Psicologia Organizacional: relação da Psicologia com a Administração de Empresas. Personalidade: conceito, formação, tipos, diferenças individuais. Motivação de pessoas: conceito, hierarquia das necessidades, o ciclo motivacional. Motivograma. trabalho humano x trabalho em grupo: aspectos do trabalho humano, relações interpessoais, trabalho individual e em equipe. Criatividade: conceito, técnicas. Técnicas de apresentação de grupos.
Marketing no Varejo I (45 H)
Fundamentos do marketing. Compostos de marketing/marketing mix. Mercado e comportamento do consumidor. Pesquisa mercadológica. Gerenciamento de marketing. Sistema de informações mercadológicas. Planejamento estratégico e planejamento de marketing. Temas diversos do marketing (marketing de serviço, marketing industrial, marketing interno, marketing estratégico, marketing pessoal, marketing social, marketing cultural, marketing B2B).
Informática no Varejo (45 H)
O valor da informação. Funções e características do computador. Componentes de um sistema. Conceitos de sistema de informações gerenciais. Sistema de informação sobre consumidores. Classificação de sistemas de informação e o processo de gerência. Bancos de dados.
Metodologia Básica (30 H)
Leitura: técnicas e resumos. O conhecimento: importância, origem, tipos e teorias. Os caminhos do conhecimento: os métodos. A busca do conhecimento: pesquisa, projeto de pesquisa e o trabalho de pesquisa (etapas, conteúdo, redação e apresentação). Os resultados do conhecimento: tipos de trabalhos.
Empreendedorimo I (45 H)
O empreendedor. Qualidades, habilidades e competências do empreendedor. Elaboração de plano de negócios. Intra empreendedor. Jogos de empresa.
Noções de Direito e Defesa do Consumidor (45 H)
Direitos do consumidor. Defesa do consumidor. Política nacional das relações de consumo. Responsabilidade. Relação do empresário com o consumidor. Relacionamento entre consumidor e empresa no setor bancário. Qualidade em prestação de serviços. Práticas comerciais. Práticas abusivas. Proteção contratual. Contratos de adesão. Defesa do consumidor em juízo.
Gestão da qualidade I (30 H)
Sistemas da qualidade (qualidade no atendimento, indicadores da qualidade, medição de satisfação de clientes). Os princípios da qualidade total. O planejamento avançado da qualidade.
Gestão empresarial I (45 H)
Evolução histórica da administração. Teorias da Administração. Modelos de gestão. Globalização. Tendências da globalização e a formulação da visão empresarial. Administração estratégica de serviços: estratégias de operações, programação e controle de serviços. Funções Administrativas.
Finanças empresariais I (45 H)
Matemática financeira (cálculo do retorno de investimento). Análise financeira (definição das metas, avaliação dos resultados, margem de contribuição bruta e líquida, ponto de equilíbrio, índices e liquidez).
Gestão operacional I (45 H)
Eletrodomésticos e outros produtos em loja. Serviços diferenciados ao cliente (Internet, entrega a domicílio)
Gestão de logística comercial I (45 H)
Políticas e procedimentos de compras. Desenvolvimento de fornecedores. Formação e determinação do mix de produtos.
Gestão de Pessoas I (45 H)
Conceitos. Objetivos da área nas empresas. Sistemas administrativos de recursos humanos e subsistemas. Visão sistemática dos recursos humanos na organização. Recrutamento. Seleção. Avaliação do desempenho humano. Planejamento e desenvolvimento de políticas. Treinamento e desenvolvimento. Turnover.
Materiais de Construção I (60 H)
Introdução: Especificações técnicas e Normas. Aglomerantes: Definição; Cal; Gesso; Cimento Portland. Agregados: Definições e tipos.
Empreendedorimo II (45 H)
Desenvolvimento gerencial e liderança. Função gerencial e liderança contemporânea, gerenciamento da decisão, visão estratégica, gerenciamento da estrutura da administração, administração de conflitos, objetivos comuns do líder e dos liderados, criatividade. Gestão de pessoas e formação de equipes. Gerente como negociador.
Gestão da qualidade II (30 H)
As sete ferramentas da qualidade. Técnicas para resolução de problemas. Certificação da qualidade nas empresas. Serviço de atendimento ao consumidor. Marketing de relacionamento e fidelização de clientes.
Gestão operacional II (45 H)
Código de barras. Bazar e “self service”.
Gestão de logística comercial II (45 H)
O conceito de logística e a sua importância no varejo. Os estoques e suas funções.. Cadeia de abastecimento. A substituição de logística. Definições de transferência, coleta e entrega. Distribuição de produtos. Vendas por Internet.
Finanças empresariais II (45 H)
Administração do capital de giro (contas a pagar, contas a receber e caixa). Orçamento empresarial. Empréstimos e aplicações. Equivalência financeira e descontos
Gestão empresarial II (60 H)
Processo, planejamento e formulação de planejamento estratégico. Estratégias empresariais.
Marketing de Varejo I (45 H)
Segmentos e pesquisa de mercados, modelos de comportamento do consumidor. Percepção, imagem e consumo. Atitudes, mudanças e preferências. Fatores comportamentais do consumidor. Tipos de comportamento de compra . O mercado e o comportamento do consumidor. Comportamento de consumo e estratégias de relacionamento. O consumidor e avaliação pós compra. Comunicação com os clientes.
Gestão da informação I (30 H)
Informação como estratégia competitiva. Diferenciação baseada na Informação. Concorrência baseada na Informação. Atualidades e análise dos consumidores. Database Marketing. O que é um Database Marketing. A importância do Database Marketing. Maximizando a efetividade do Database. Benefícios específicos. Como o Database viabiliza o marketing de relacionamento. Valor de duração de um cliente. Análise da rentabilidade Como o Database libera o tempo do vendedor. Como criar valor para os clientes. Tecnologias disponíveis.
Materiais de Construção II (60 H)
Concreto: Dosagem; Preparo; Transporte; Lançamento; Adensamento; Cura; Aditivos. Produtos Siderúrgicos: Perfis de aço; Vergalhões de aço; Perfis de alumínio.
Estágio Supervisionado I (60 H)
Atividade destinada a proporcionar ao estudante entre outras, oportunidades de desenvolver suas habilidades, complementar o processo de ensino-aprendizagem, facilitar o processo de atualização de conteúdos e incentivar a iniciação científica.
Gestão operacional III (45 H)
Recebimento de valores. Processos de automação. Gerenciamento da frente de caixa. Políticas e formas de atendimento.
Gestão de logística comercial III (45 H)
Logística. Armazenagem. Armazéns.
Materiais de Construção III (60 H)
Metais: Propriedades; Condutores elétricos; Ferragens; Metais sanitários. Plásticos: Composição e propriedades; Esquadrias e forros; Tubos e conexões; Peças para instalações elétricas e hidráulicas.
Marketing de Varejo III (45 H)
Negociação. Determinação de preços. Merchandising. Exposição self-share. Lay-out e arranjo físico de loja.
Gestão da informação II (30 H)
Automação do processo de varejo. Compreender os conceitos fundamentais dos sistemas de informação, entendendo a diferença entre um problema organizacional, pessoal e tecnológico, relacionados as áreas de gestão de materiais, produção, informação e logística, com condições para julgar os sistemas de informação de uma organização e de desenvolver alternativas para racionalização e/ou projetar uma solução apropriada (fazendo com que diferentes sistemas conversem), não se prendendo a organização em si, mas a rede interligada de fornecedores e clientes, não importando onde estejam localizados (internet).
Comércio exterior (45 H)
Noções básicas de comércio exterior. Procedimentos de importação e exportação. Avaliação de viabilidade. Variação cambial.
Gestão de Pessoas II (45 H)
Relações sindicais e trabalhistas. Administração de cargos e salários. Política de carreira. Benefícios. Banco de dados. Sistemas de informações e auditoria em recursos humanos. Pesquisa de clima organizacional.
Tópicos especiais – Seminários (60 H)
Os seminários deverão contemplar o aprofundamento de temas nas disciplinas de interesse profissional dos alunos: segurança patrimonial, técnicas de resposta eficiente ao consumidor, calendário de atividades do setor, publicações do setor, planejamento e estrutura física de empreendimentos supermercadistas, marketing estratégico, comportamento empreendedor, visitas técnicas, padrão arquitetônico de Supermercados, etc.
Estágio Supervisionado II (90 H)
Atividade destinada a proporcionar ao estudante entre outras, oportunidades de desenvolver suas habilidades, complementar o processo de ensino-aprendizagem, facilitar o processo de atualização de conteúdos e incentivar a iniciação científica. Orientação, supervisão, desenvolvimento e elaboração de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.


Voltar : Capa Ensino Cursos Seqüenciais

Universidade Gratuita de Qualidade
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, s/numero - Campus Universitário Prof. Avelino Marcante - Bairro Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP 89219-710 - Fone (47) 4009-7900 - Fax (47) 4009-7940