Licenciatura em Física
Introdução Disciplinas (a partir de 2010/2) Disciplinas (até 2010/1) Corpo docente Departamento de Física (DFIS)

Licenciado em Física (ou Físico Educador)

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Física, afirmam em seu primeiro parágrafo: "O físico, seja qual for sua área de atuação, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos sólidos e atualizados em Física, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer científico ou tecnológico.
Em todas suas atividades, a atitude de investigação deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. Dentro deste perfil geral, podem se distinguir perfis específicos... Físico - educador: dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, 'software', ou outros meios de comunicação."

O curso foi recentemente adequado às novas normas nacionais, e pode ser dividido em:

  1. Formação Básica: disciplinas de Matemática, Física Geral e Experimental, e Química;
  2. Formação Geral: disciplinas de Informática, Ciências Humanas e Sociais;
  3. Formação Profissional Geral: disciplinas de Psicologia;
  4. Formação Profissional Específica: disciplinas de Física Avançada e Moderna, Instrumentação para o Ensino da Física (disciplinas práticas), Didática e Metodologia do Ensino;
  5. Formação Complementar: disciplinas de História da Ciência e Eletivas;
  6. Legislação Específica: Educação Física e Legislação para o Ensino;
  7. Estágios e Atividades Complementares (participação em atividades acadêmicas, científicas e culturais).

Duração: 4 anos
Número de vagas: 40
Turno: matutino e vespertino

Objetivos

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Física é a "formação de um educador capacitado a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino-aprendizagem da física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, o mundo tecnológico, os determinantes e as implicações sociais daí decorrentes."

Perfil Profissional do Aluno

A profissão oferece dois caminhos principais: a licenciatura para quem pretende ser professor do ensino médio, fundamental ou superior; e a pesquisa, para os que ingressarem nos cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado). Vale lembrar que o licenciado em Física pode fazer pesquisa na área do ensino, e que há uma carência enorme de profissionais especializados nessa área. A absorção desse profissional pelo mercado de trabalho é imediata, e neste caso, o estudante continua a trajetória acadêmica para se tornar pesquisador. O inglês é pré-requisito, congressos, seminários e especializações têm que constar na agenda. O mundo da pesquisa é promissor. Os setores de desenvolvimento de tecnologias investem pesado no estudo de novas aplicações da Física. Cabe aos físicos o desafio de desenvolver componentes que possam revolucionar os sistema de transmissão de dados, voz, imagem, energia, e outros tantos. Novas áreas do mercado estão sendo abertas aos físicos, por exemplo, nos consultórios de dentistas eles desenvolvem e dosam a potência dos equipamentos à laser usados no diagnóstico e no tratamento dos dentes. Na medicina, aperfeiçoam tomógrafos e métodos de diagnóstico e tratamento de câncer, que envolvem radiação, a chamada medicina nuclear.

Observando a atual situação do nível de empregos no País, e especialmente no Estado, percebe-se que esta profissão tem colocação imediata e assegurada, pelo menos por um longo período à frente.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:

Resoluções

  1. Resolução 018/2010 - CONSUNI

Resolução Acadêmica 026/2012 – CONSEPE

Coordenação

Edio Cunha da Costa


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