Engenharia Mecânica
Introdução Disciplinas (a partir de 2008/1) Disciplinas (até 2007/2) Corpo docente Departamento de Eng. Mecânica (DEM)

Bacharelado em Engenharia Mecânica

Duração: 5,0 anos (dez semestres)
Número de vagas: 40
Turno: Integral
Conceito no ENADE 2012: 5


O Curso

O curso de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) foi criado em 01/11/1974 pelo Decreto Federal nº 74.999 e, posteriormente, reconhecido pela Portaria do MEC nº 1.240 de 27/12/1979, publicada no Diário Oficial da União em 28/12/1979. O primeiro semestre letivo teve início em 1975 junto com o curso de Metalurgia, o qual formou sua última turma no segundo semestre de 1983.

O atual currículo tem como base o currículo aprovado em 11/12/1989 pela Resolução nº 18/89 – CONSUNI, juntamente com a alteração do regime acadêmico do sistema de crédito para o sistema seriado.

O departamento de Engenharia Mecânica (DEM), responsável pelas disciplinas profissionalizantes do currículo, possui hoje 29 (vinte e nove) professores, sendo 20 (vinte) doutores, 8 (oito) mestres e 1 (um) especialista; 1(um) está afastado para capacitação em nível de doutorado e o plano de capacitação da instituição permite uma constante atualização do corpo docente. A quase totalidade dos docentes do DEM têm quarenta horas com dedicação exclusiva.

A região da cidade de Joinville é um forte pólo tecnológico, principalmente na área metal-mecânica. Esta realidade influenciou na criação e na formação da atual estrutura curricular do curso de Engenharia Mecânica.

O curso de graduação em Engenharia Mecânica tem uma estrutura semestral através de um regime seriado ao longo de 11 semestres e foi desenvolvido com base na Resolução n° 48/76 do MEC. O curso de graduação em Engenharia Mecânica tem uma estrutura semestral através de um regime seriado ao longo de 11 semestres e foi desenvolvida com base na Resolução n° 48/76 do MEC. O número de ingressos é 40 por semestre letivo e existe o interesse da administração superior da UDESC em ampliar este número, o que poderá se concretizar após a adequação física das salas de aula e estrutura laboratorial, da consolidação do corpo docente e da introdução do novo Projeto Político Pedagógico.

A estrutura vigente com 11 semestres letivos foi concebida com o intuito de possibilitar uma ampla formação teórica e experimental ao aluno do curso; além disso, proporcionar um aprofundamento em áreas específicas da Engenharia Mecânica através das disciplinas Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica (TEM). O tempo médio para conclusão do curso, com base nos dados dos últimos cinco anos, é de 12 semestres.

O curso possui um ciclo básico de quatro semestres, com algumas disciplinas comuns aos outros cursos do CCT e outras disciplinas exclusivas do curso de Engenharia Mecânica. Ao ciclo básico segue-se um ciclo profissionalizante com disciplinas específicas, disciplinas de conteúdo geral e também disciplinas eletivas, que englobam as diversas áreas de conhecimento da engenharia.



Objetivos do Curso

O curso de Engenharia Mecânica tem como um dos objetivos a formação de profissionais com amplo conhecimento técnico-científico, sendo que eles deverão ser capazes de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região e do país. Estes profissionais serão capacitados para interagir com outros profissionais na solução de problemas multidisciplinares de forma criativa e com uma visão crítica. Eles também deverão ter um bom relacionamento humano que os permitam dirigir e participar de equipes e terem habilidade de se comunicarem eficientemente de forma gráfica, oral e escrita. O curso também visa formar profissionais com postura ética e visão humanística, conscientes de seu papel como elementos ativos no desenvolvimento da sociedade, e habilitados à avaliar o impacto de suas atividades sobre ela e o meio ambiente.



Perfil Profissional do Aluno

A realidade industrial nas últimas décadas tem evoluído rapidamente. Os avanços tecnológicos decorrentes das novidades trazidas pela eletrônica e informática provocaram mudanças no mercado de trabalho extinguindo algumas profissões, criando outras e alterando o perfil profissional de muitas outras, entre as quais está a Engenharia Mecânica. O fenômeno da globalização da economia diminuiu barreiras econômicas entre os países e ajudou na formação de blocos econômicos dentro dos quais se almeja o livre comércio. A economia brasileira está exposta a uma concorrência cada vez maior. As empresas têm que otimizar processos e absorver novas tecnologias para se manterem competitivas. Fatos como esse fazem do engenheiro mecânico um profissional altamente requisitado e ao mesmo tempo exige que seu perfil profissional seja freqüentemente revisto de acordo com as necessidades do mercado.

Há um consenso que as habilidades, competências e padrões comportamentais listadas a seguir devem ser desenvolvidas ao longo de um curso de engenharia: Postura ética, Postura pró-ativa, Sólida formação em disciplinas básicas e profissionais gerais, permitindo que o profissional possa acompanhar com facilidade as evoluções tecnológicas, Criatividade, Flexibilidade, capacidade de adaptação e evolução mesmo em ambientes sujeitos a mudanças freqüentes, Liderança ,Capacidade de tomada de decisões e resolução de problemas,Formação humanística, Capacidade de trabalhar em equipes e bom relacionamento humano, Capacidade de comunicação gráfica, oral e escrita, Capacidade de auto-aprendizado, Visão global e multidisciplinar e Consciência ambiental. As atividades curriculares e não curriculares procuram enfatizar a necessidade e importância de adquirir e exercitar estas competências e habilidades.



PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:

Resoluções

  1. Resolução 090/2007 - CONSUNI
  2. Resolução 012/2008 - CONSEPE
  3. Resolução 025/2010 - CONSEPE

Resolução Acadêmica 026/2012 – CONSEPE

Coordenação

Fernando Humel Lafratta


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