Engenharia Elétrica |
|
Tópicos Especiais Empreendimentos em Informática (TOE-45)
Ementa:
Desenvolvimento da capacidade empreendedora na área de informática, com ênfase no estudo do perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários ao negócio, fazendo uso de metodologias que priorizam técnicas de criatividade e da aprendizagem pró-ativa.
Programa da Disciplina:
1. Introdução - Apresentação da metodologia. |
|
2. O plano de negócios simplificado. |
|
3. Criação e lançamento de uma empresa no mercado. |
|
4. Análise das forças centrais da empresa emergente e perfil do empreendedor. |
|
5. A teoria visionária. |
|
6. PrincÃpios fundamentais de marketing para a empresa emergente. |
|
7. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. |
|
8. Conceitos básicos de legislação empresarial para pequenos empresários. |
|
9. Conceitos básicos de propaganda aplicados à empresa emergente. |
|
10. Mudança organizacional. |
|
11. Modelagem. |
|
12. Os sistemas de suporte. |
|
13. Depoimentos de empreendedores. |
|
14. Apresentação do plano de negócios. |
|
15. O Júri |
Bibliografia:
O Empreendimento e o empreendedor.
FILION, L. J., Visão e Relações: Elementos para um metamodelo da atividade empreendedora. International Small Business Journal, 1991 - Tradução de Costa, S. R.
FILION, L. J., O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: Identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações - Revista de administração de empresas, FGV, São Paulo, jul/set, pag.31(3): 63-71.
FILION, K. J., Vision et Relations: Clefs du succès de l'entrepreneur - Les Éditions de l'Entrepreneur, Montréal, Canadá, 1991.
HARVARD BUSINESS REVIEW, TRIALS AND REWARDS OF THE ENTREPRENEUR (a.k.a) "TRE".
HARVARD BUSINESS REVIEW, SMALL VENTURES: TACTICS AND STRATEGICS-"SVTS".
RICH and GUMPERT, BUSINESS PLAN THAT WIN $$$, hARPER DAN rOW, 1985.
TIMMONS, J. A., NEW VENTURE CREATION, Hamewood IL:IRWIN.
CARLZON, J., A hora da verdade, Cop Editora, 6a. edição, Rio de Janeiro, 1992.
DEGEN, R., O Empreendedor - Fundamentos da iniciativa empresarial. McGraw-Hill, São Paulo, 1989.
DELANEY, W. A., WHY SMALL BUSINESS FAIL, Prentice-Hall, Englewood, Cliffs, 1984.
DRUKER, P. F., Administrando para o futuro: Os anos 90 e a virada do século, Livraria Pioneira, 2a. Edição, São Paulo, 1992.
DRUKER, P. F., Inovação e espÃrito empreendedor, Editora Pioneira, 2a. Edição, São Paulo, 1987.
FERGUSON, M., Conspiração aquariana, Editora Record, 6a. Edição, Rio de Janeiro, 1980.
GERBER, M. E., O mito do empreendedor, Editora Saraiva, 3a. Edição, São Paulo, 1992.
GUSTAV, B., O empreendedor do verde, Makron, McGraw-Hill, São Paulo, 1992.
NAISBITT, J., Megatrends 2000, Amana-Key Editora, 5a. Edição, São Paulo, 1990.
OECH, R., Um "Toc"na Cuca, Livraria Cultura Editora, Rio de Janeiro, 1988.
OSBORN, A. F., O poder criador da mente, I Brasa, São Paulo, 1988.
PINCHOT, G., Intrapreneuring, Editora Harba, São Paulo, 1989.
PORTER, M. E., Vantagem competitiva, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1989.
RESNIK, P., A bÃblia da pequena empresa, Makron Books, São Paulo, 1990.
SALOMAR, S., A grande importância da pequena empresa, Editora Nórdica, Rio de Janeiro, 1989.
SENGE, P. M., A quinta disciplina, Editora Best Seller, São Paulo, 1990.
SCHUMACHER, E. F., O negócio é ser pequeno, Zahar Editora, 4a. Edição, Rio de Janeiro, 1983.
WOMACK, J. P., JONES, D. T., ROOS, D., A máquina que mudou do mundo, Rio de Janeiro, Campus, 1992.
Fontes complementares de informação:
Revista Exame. Revista de Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Gazeta Mercantil. Seções de informática, negócios e economia de jornais de grande circulação. Boletins do SEBRAE. Publicações de órgãos inseridos do "sistema de suporte", como sistema Federação das Indústriais, Associação Comercial.
|