Engenharia Elétrica

Tópicos Especiais

Gestão da Qualidade Total (TOE-25)

Ementa:

Contextualizando a qualidade, os gurus da qualidade, foco no cliente, e conscientização e comprometimento, criatividade, princípios da qualidade, projeto qualidade, sistema da qualidade, ferramentas para o aprimoramento da qualidade, avaliação do sistema da qualidade, padrões normativos, competitividade, qualidade de vida.

Programa da Disciplina:

1. Contextualizando a qualidade. 
1.1. Evolução do Conceito de Qualidade. 
1.2. Princípios da Qualidade. 
 
2. Os Gurus da Qualidade. 
2.1. Philip B. Crosby. 
2.2. W. Edwards Deming. 
2.3. Armand V. Feigenbaum. 
2.4. Kaoru Ishikawa. 
2.5. Joseph M. Juran. 
2.6. Genichi Taguchi. 
 
3. Foco no Cliente. 
3.1. Definição de Expectativas e necessidades dos clientes. 
 
4. Conscientização e Comprometimento. 
4.1. Institucional. 
4.2. Gerencial. 
4.3. Operacional. 
 
5. Criatividade. 
5.1. A ruptura com o convencional. 
5.2. A criatividade nas organizações. 
5.3. Condições para a criatividade. 
 
6. Projeto Qualidade. 
6.1. Visão do futuro. 
6.2. Estabelecimento da missão. 
6.3. Clima organizacional. 
6.4. Cultura organizacional. 
6.5. Valores da organização. 
6.6. Institucionalização. 
 
7. Sistema da Qualidade. 
7.1. Sistemas. 
7.2. Processos. 
7.3. Melhoria Contínua. 
 
8. Ferramentas para o Aprimoramento da Qualidade. 
8.1. Gráficos de Controle Estatístico do Processo. 
8.2. Métodos para Análise e Solução de Problemas. 
8.3. Folhas de Verificação e Coleta de Dados. 
8.4. Fluxogramas e Análise de Entrada-Saída. 
8.5. Forças Impulsionadoras e Restritas. 
8.6. Diagramas de Dispersão. 
8.7. Análise de Pareto. 
8.8. Análise de Valor. 
8.9. Estratificação. 
8.10. Brainstorming. 
8.11. Brainwriting. 
8.12. Histograma. 
8.13. Ciclo PDCA. 
8.14. QFD. 
8.15. 5W2h. 
 
9. Avaliação do Sistema da Qualidade. 
9.1. Auditoria de Sistemas da Qualidade. 
 
10. Padrões Normativos. 
10.1. ISO. 
10.2. Código do consumidor. 
 
11. Competitividade. 
11.1. Análise de Pesquisas sobre o desempenho de vários segmentos organizacionais. 
 
12. Qualidade de Vida. 

Bibliografia:

GIL, Antônio de Loureiro. Gestão da Qualidade Empresarial. São Paulo. Editora Atlas. 1993.

GARVIN, David A.. Gerenciando a Qualidade: Visão Estratégica e Competitiva. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora. 1992.

CERQUEIRA NETO, Edgard Pedreira de. Preconceitos da Qualidade - Em um ambiente de Mitos e Paradigmas. Rio de Janeiro. Imagem Editora. 1992.

CERQUEIRA NETO, Edgar Pedreira de. Gestão da Qualidade - Princípios e Métodos. São Paulo. 1991.

BHOTE, Keki R. O Cliente na Linha de Frente. Rio de Janeiro. Qualitymark Editora. 1992.

CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: Controle de Qualidade Total. Rio de Janeiro. Bloch Editora. 1992.

BERGAMO FILHO, Valentino. Os Caminhos da Qualidade e da Produtividade. São Paulo. Editora Edgard Blücher.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de Qualidade Total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro. Editora Campus. 1993. Brasil


Voltar : Capa Ensino Engenharia Elétrica Disciplinas Tópicos Especiais
Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Rua Paulo Malschitzki, 200 - Zona Industrial Norte - Joinville-SC - Brasil
CEP: 89.219-710 - Fone (47) 3481-7800